Pages

segunda-feira, 31 de março de 2014

MACHISMO BRASILEIRO É EXPOSTO POR MEIO DE PESQUISAS.

Teve destaque nesta semana o estudo “Tolerância social à violência contra as mulheres”, divulgado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), que mostra a visão da população sobre agressões e abusos contra pessoas do sexo feminino. Mais de 65% dos quase 4 mil entrevistados (dos quais 66% era mulher) disseram concordar total ou parcialmente com a afirmação de que as mulheres que usam roupas que mostram o corpo merecem ser atacadas. Além disso, 58,5% dos entrevistados concordaram totalmente ou parcialmente com a frase “Se as mulheres soubessem como se comportar, haveria menos estupros”. Apenas 30,3% discordaram totalmente, 7,6% discordaram parcialmente e 2,6% se declararam neutros.
“Por trás da afirmação, está a noção de que os homens não conseguem controlar seus apetites sexuais; então, as mulheres que os provocam é que deveriam saber se comportar, e não os estupradores. A violência parece surgir, aqui, também, como uma correção. A mulher merece e deve ser estuprada para aprender a se comportar”, dizem os pesquisadores, que consideraram os resultados preocupantes. Para o instituto, embora a violência física não seja mais tolerada, a grande maioria da população ainda enxerga o homem como o chefe da família e que à mulher cabe “se dar ao respeito” – 34,6% concordam que tem mulher que é para casar e tem mulher que é para cama. Leia a pesquisa aqui.

Matéria retirada AQUI.

No momento em que li a matéria não sabia o que pensar, diante de ler tantas barbaridades não achei nenhum lado positivo dessa pesquisa. Em primeiro lugar como pode haver em pleno século XXI tanto machismo ainda? E em segundo, como as próprias mulheres se desvalorizam ao concordar que ao usarem roupas curtas merecem ser estrupadas ou que tendo comportamentos "errados" também merece? Agora eu mesma me pergunto, aonde é que a sociedade vai parar? A que ponto chegamos. Só quem passou pelo estrupo sabe o quanto isso é traumatizante e repulsivo, só quem já viveu sabe explicar o sentimento que nasce de revolta, não nós. Não devemos desejar isso a NINGUÉM!! E que eu seja criticada ao falar isso, mas que a verdade seja exposta já que cada um pode votar eu tenho o direito de expor também minha opinião: Me dá repugnância saber que esses tipos de pessoas existem.

E vocês MULHERES, o que acham da pesquisa? 

Beijos da Mari Rocha  

Nenhum comentário:

Postar um comentário